top of page
abstract_flowing_dots_background_1609.jpg

O Projeto

Pesquisadores brasileiros e internacionais reuniram-se para discutir como os modelos institucionais de educação superior na América Latina estão associados a padrões distintos de expansão, diversificação e democratização.

Formas Institucionais da Educação Superior na América Latina

O projeto visa analisar as políticas de Ensino Superior (ES) na América Latina, estabelecendo as principais características dos modelos institucionais do Brasil, da Argentina, do Chile, do Peru e do Uruguai.  Essa pesquisa, que é financiada pela SRHE, pelo CNPq e pela Faperj,  tem o objetivo de caracterizar a expansão do ES nestes países indicando as variabilidades institucionais, os tipos de diploma oferecidos, as carreiras ou conhecimento valorizados, os processos de reprodução das elites e os padrões de acesso, a conclusão e  os resultados dos egressos.

Embora a expansão do ensino superior seja um fenômeno geral, nas últimas décadas, cada sistema nacional realizou a seu modo - e com timings diferentes - o incremento do número de suas instituições, de cursos e de estudantes de ES. Neste estudo, a questão de pesquisa é entender como esses processos de expansão do ES que ocorreram na região vêm enfrentando dois desafios: de um lado, incluir grupos de jovens tradicionalmente excluídos – por desigualdades de gênero, classe social, étnica, cor etc. do ensino superior em seus respectivos países; e, de outro, reproduzir e/ou renovar as suas elites no bojo de sistemas de ensino superior ampliados e supostamente mais democráticos.

Nossa hipótese é que os modelos institucionais dos SES expressam as forças sociais e a agência coletiva, configurando níveis diferenciados de abertura dos sistemas. Visa-se institucionalizar uma articulação de redes de pesquisa sobre ES da América Latina e contribuir para o processo de formação de gestores públicos e privados dos sistemas de ES. Como resultados, vamos produzir análises das diferentes políticas de expansão dos sistemas considerados e formar uma rede de instituições e pesquisadores da educação superior da América Latina e, ainda, oferecer cursos de formação para gestores.

bottom of page