CENTRO LATINO-AMERICANO DE
PESQUISA EM EDUCAÇÃO SUPERIOR
Publicações
Conheça o trabalho dos nossos pesquisadores. Selecionamos os artigos recentes relacionados ao nosso projeto.
Num mundo que afirma valorizar a igualdade, a desigualdade persiste e, em muitos aspectos, está até a crescer, apesar dos desafios éticos e pragmáticos que coloca à vida social, política e econômica dimensões. No entanto, os movimentos progressistas, movidos por ideais e interesses, enfatizam a importância da equidade e da justiça.
Reitor, Espécie em Extinção?
O cenário da educação superior brasileira alterou-se por completo com a entrada, a partir de 1997, de empresas priadas que passaram a atuar no segmento com foco na obtenção do lucro. O objetivo deste artigo é compreender e analisar o crescimento do número de instituições de ensino superior com perfil lucrativo, lideradas por seus Chief Executive Officers (CEO) e direcionando sua gestão por uma lógica financeiras (e não acadêmica), bem como os impactos para o segmento da educação superior.
Destinos, Escolhas e a Democratização do Ensino Superior
Há esperanças de democratização e melhoria do acesso à educação superior no país. Políticas públicas e ações institucionais auxiliam no acesso e na permanência dos estudantes no sistema. Apesar da manutenção dos padrões
de desigualdade estrutural, de prestígio e renda, pode se confirmar a existência de ações e políticas que criam probabilidades efetivas de que Escolhas dos indivíduos e grupos possam prevalecer sobre os Destinos socialmente desenhados para eles.
Uma análise exploratória sobre seleção e inclusão no Ensino Superior brasileiro: do mérito herdado ao mérito relacional
A existência destas políticas públicas – especialmente cotas raciais e sociais – mostra que o sistema de educação superior brasileiro tem sido capaz de fazer a transição entre mérito herdado (fruto exclusivo da minha posição social) e mérito relativizado (aquele que considera os diferentes pontos de partida dos estudantes). Além disso, há indicações de que os estudantes, especialmente os menos privilegiados, percebem que seu esforço pode ser valorizado